Pulmões


Limpar os pulmões de forma natural é muito simples. Antes de nada, se você é fumante, precisa saber que todo o alcatrão (resíduo negro composto de várias substâncias químicas, algumas delas tóxicas) do cigarro permanece nos pulmões, dificultando a passagem de oxigênio para nossas células e a saída do gás carbônico.
Apesar disso, seja você fumante ou não, é possível limpar os pulmões seguindo algumas dicas muito simples e práticas.
Em primeiro lugar, é importante seguir uma dieta rica em cítricos, pois são os frutos que contém uma grande quantidade de vitamina C, que ajuda a eliminar os radicais livres que podem desencadear congestão pulmonar.
Para os asmáticos, é recomendado sempre seguir uma dieta rica em cítricos. Uma laranja ou duas por dia e no caso dos fumantes é muito útil para descongestionar as vias respiratórias.
Outros alimentos que ajudam são a alfada ou trigo e a levedura da cerveja, pois são alimentos ricos em vitamina E, um dos melhores aliados dos pulmões contra a poluição atmosférica das grandes cidades.
Trocas de estações
O outono e o inverno, como todos sabem, são as estações mais preocupantes para os pulmões. As enfermidades se multiplicam e todos podem sofrer com as doenças pulmonares mais características: resfriados e gripes.

A gripe é uma doença viral causada por um vírus de RNA, esse vírus possui muitas cepas que não afetam somente os humanos, como também os animais; por essa razão apresenta variadas cepas, sendo algumas realmente graves, podendo causar a morte.
A gripe nos afeta mais no inverno porque o vírus resiste muito melhor no frio do que no calor. A 0º graus o vírus da gripe sobrevive 30 dias, mas a 40º graus, no entanto, sobrevive menos de 7 dias.
O resfriado (ainda que não tão grave como a gripe) também é uma doença viral, causada pelo Rinovírus. Como este não é tão grave como o da gripe, podemos encontrar muitos medicamentos sem receita para aliviar, sobretudo, os sintomas.
Mas como prevenir é curar (além de ser muito mais saudável e barato), daremos uma série de dicas sobre como limpar seus pulmões de forma natural.

O Muco Bronquial
Se vamos falar de limpar os pulmões, não podemos deixar de passar o tema do muco bronquial, ou melhor, o escarro. Esta secreção é sempre um sintoma de alarme dos seus pulmões, pois se você apresenta escarro, significa que os seus pulmões estão sujos.


As causas mais comuns para o escarro são o tabaco e doenças (normalmente gripe, mas também o resfriado). O escarro é produzido pela irritação dos pulmões e obstrui a capacidade pulmonar, por isso deve ser eliminado sempre.


Alho
Foi comprovado que o alho é um produto natural que ajuda a abrir os brônquios, permitindo-lhes respirar melhor. Se ainda parece pouco, saiba que o alho também limpa os nossos pulmões, graças a isso elimina materiais nocivos que geralmente se alojam neles. O consumo de alho é muito simples e pode ser feito de várias formas.

Os especialistas também recomendam aspirar o vapor aromático, sobretudo o que contém eucalipto ou limão. Este tipo de remédio é perfeito para limpar os pulmões, aliviando-os e trazendo mais qualidade a nossa saúde. Nestes casos o melhor é servir água e adicionar folhas de eucalipto ou limão e aspirar o vapor, cobrindo a cabeça com uma toalha ou lençol. Por outro lado, uma opção mais simples é comprar um umidificador.
Ainda que muitas vezes não possamos evitar, o contato direto e constante com a contaminação pode nos desenvolver sérios problemas respiratórios. Portanto, é muito importante que evitemos o contato com as contaminações. O melhor é seguir os conselhos dos especialistas, evitando contatos diretos com pessoas contaminadas, realizar exercícios e frequentarmos ambientes naturais como um parque.
Fazer exercícios respiratórios


Evidentemente, realizar exercícios de respiração é excelente para desfrutarmos uma boa saúde pulmonar. Respirar corretamente é de grande ajuda para que os nossos pulmões fiquem mais fortes. Neste sentido, uma ótima opção é fazer yoga. Lembramos que este tipo de exercício se baseia fundamentalmente no ato correto da respiração. Em todo caso, devemos nos focar em como respiramos e em exercícios que estimulem os nossos pulmões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário